Utilizando o PDCA como Estratégia

Quanto mais qualidade se agrega a processos, produtos e atendimento, maior será a vantagem competitiva da empresa e cada vez melhores serão seus resultados, certo? Pois é por isso que muitas empresas estão constantemente em busca de melhorias internas por meio da aplicação de conceitos e metodologias de gestão da qualidade, como é o caso do ciclo PDCA.

Criado pelo engenheiro Walter Shewhart na década de 20 e difundido por Deming nos anos 50, o PDCA é uma metodologia que visa aprimorar o controle de processos promovendo melhorias contínuas a partir de 4 etapas: planejamento, execução, checagem e ação — ou plan, do, check e act, de onde vem a sigla PDCA.

Quer conhecer um pouco mais a fundo esse ciclo? Então acompanhe agora mesmo nosso post e fique por dentro de suas etapas e principais vantagens:

As etapas do processo
Planejamento
A primeira etapa do Ciclo PDCA tem como função fazer um levantamento de dados a fim de buscar problemas que devem ser resolvidos nos processos da organização. É no planejamento que se estabelecem metas e objetivos para os processos, estratégias a serem conduzidas e hipóteses de solução para os problemas identificados, criando um plano de ação que deve ser levado à risca para sanar os problemas.

Execução
A execução do plano de ação é a parte mais importante do PDCA e deve ser acompanhada constantemente para que não se desvie do planejamento. Assim, um cronograma minucioso de execução deve ser elaborado com a respectiva identificação de responsáveis para cada ação. A partir desse cronograma, todos os envolvidos passam a saber exatamente o que, quando e como fazer suas partes, contribuindo para que os resultados sejam os previamente almejados no planejamento.

Checagem
A etapa de checagem visa avaliar o que já foi executado, confrontando as práticas previstas com as efetivamente realizadas. Aí os resultados obtidos são analisados para verificar se realmente cumpriram com o planejado ou se é preciso rever os processos para que haja uma perfeita harmonização.

Ação
Como o PDCA é um ciclo contínuo, as mudanças não param com a avaliação do planejado contra o executado. Na quarta etapa são identificadas ações corretivas e novas melhorias a serem implementadas, visando aprimorar ainda mais os processos. Recomeça-se então o ciclo, com novos desafios a serem suplantados.

As vantagens da adoção do PDCA
Eficiência dos processos
Esse é o principal benefício do PDCA para as empresas, pois é o foco de toda a metodologia. Ao identificar gaps em seus processos, a empresa tem a oportunidade de torná-los mais eficientes e, assim, garantir maior competitividade no mercado.

Redução de custos
Os custos operacionais das empresas aumentam na mesma medida em que processos mal elaborados e ineficientes são executados com frequência. Sendo assim, ao adotar o PDCA como parte das soluções de gestão da qualidade, a companhia garante uma significativa redução dos custos e consequentemente aumenta sua lucratividade.

Otimização do tempo
Processos mais eficientes aumentam a produtividade tanto da empresa como de seus funcionários, o que impacta diretamente no tempo de execução das tarefas. Com o PDCA bem aplicado, a empresa passa a ter processos extremamente bem definidos e prazos reais de execução, otimizando, assim, o tempo.

Envolvimento das equipe
O ciclo PDCA é executado por todos os funcionários da empresa, o que aumenta o comprometimento e o envolvimento dos colaboradores com os resultados almejados no planejamento. Fato é que, sentindo-se responsáveis pelo sucesso da organização, os funcionários se tornam mais engajados e trabalham com mais satisfação.

O PDCA é apenas uma das ferramentas de gestão da qualidade que pode ser aplicado em conjunto com outras ferramentas que aumentam ainda mais a performance da empresa — como a Análise SWOT e o 5W2H, por exemplo. Portanto, se você está em busca de desenvolver sua empresa, tornando-a mais produtiva e competitiva, não deixe de conhecer também esses outros recursos!

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o PDCA, comente aqui e nos conte: qual das vantagens proporcionadas por essa metodologia chamou mais sua atenção? Compartilhe conosco suas impressões.

Por Athainan Baroni