5 Benefícios Que Um Site Pode Trazer Para sua Empresa

5 Benefícios Que Um Site Pode Trazer Para Sua Empresa

Da divulgação da marca ao aumento das vendas.
Se você está adiando ou relutando em criar um site para sua empresa, responda a essa pergunta:

Você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site?

Independente do segmento, local ou tamanho, esse é o denominador comum entre todos os negócios de sucesso.

Como já falamos no artigo Como Está a Presença Digital Da Sua Empresa?, ter um site próprio é a presença digital mínima que sua empresa precisa.

Neste artigo vamos falar sobre 5 benefícios que um site com domínio próprio traz para sua empresa.

Caso sua empresa já possua um site, também é importante analisar se está atualizado e atende a demanda atual do mercado em termos de tecnologia e conteúdo. (Entenda mais no artigo Seu Site Ajuda ou Atrapalha Suas Vendas?)

Bom, vamos aos BENEFÍCIOS:

1. Ser encontrada pelo público
Sua empresa pode ser excelente, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade.

Mas de que adianta tudo isso se as pessoas não encontram o que você faz?

Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google – 90% das pessoas usa este mecanismo de busca quando vai comprar algo ou adquirir um serviço.

E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.

Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um site bom e otimizado para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu site. Agora se a pesquisa for sobre o problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um bom blog para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.

Você sabia que para ser encontrado com maior facilidade pelo Google é fundamental fazer um trabalho de SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca)?

2. Para ganhar autoridade e credibilidade
Se você encontra duas empresas com soluções para seu problema e só uma delas possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook?

Não queremos de forma alguma desmerecer as  mídias sociais – como falamos acima, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital – o ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social, pois passa mais profissionalismo e credibilidade.

Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto. Além do mais, por meio da criação de conteúdo você consegue provar para seu público que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta.

É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.

3. Para expandir o negócio
Qual é o objetivo de seu negócio? Você tem planos de expandi-lo?

Saiba que através de estratégias de Marketing Digital, como o Inbound Marketing por exemplo, você pode impulsionar suas vendas e conquistar melhor posicionamento no mercado.

No entanto, nada disso é possível se sua empresa não tiver um site com um domínio próprio. Não é possível utilizar recursos de automação para escalar suas vendas.

Para conquistar mais clientes, você precisa de mais Leads (clientes potenciais). E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa de um site para recebê-los.

O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente.

O Inbound Marketing permite que esses clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A médio prazo, é um processo bastante vantajoso.

4. Para se relacionar com seu público
É importante reconhecer que a forma de consumo mudou desde que a internet se tornou presente em nosso dia a dia, e sempre falamos isso,  tanto em posts no blog como em conversas com nossos Leads e Clientes.

O consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade.

É absolutamente normal que ele pesquise sobre uma marca ou sobre seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra. E é nesse ponto que entra o site de sua empresa.

Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público através de seu site. E todas elas funcionam muito bem:

Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre problemas que a audiência enfrenta;
Responder comentários das pessoas em posts de blogs;
Criar uma central de relacionamento com respostas para as dúvidas mais comuns;
Gravar e disponibilizar treinamentos online para clientes;
Ter um chat em real-time para atender aos clientes.
Citamos apenas 5 maneiras, mas há muitas outras. O importante é saber que o seu site é como se fosse seu escritório virtual, por isso cada visitante deve ser tratado como estivesse visitando sua empresa.

5. E é claro – para VENDER
Segundo as boas práticas da metodologia do Inbound Marketing, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora da venda. (entenda mais – E-book: Funil de Vendas)

E qual o papel de seu site nessa etapa?

Com relação à vendas, seu site pode ser útil, tanto para vendas consultivas – como é o nosso caso – como para vendas self-service – como é o caso de lojas virtuais.

Se sua venda for consultiva, o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha uma área com as soluções e os preços de seus produtos.

Se sua venda for self-service, um site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis.

Não importa se é feriado ou se são 3 horas da madrugada. A internet nunca fecha. Com uma loja online, você não precisa se limitar ao horário comercial.

Concluindo…
Um site próprio é a base para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados.

É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores como: ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com o seu público.

Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação. Recomendamos procurar uma agência especializada que possa elaborar seu projeto conforme suas necessidades.

Agora, se sua empresa já possui um site, tenha em mente que está no caminho certo, mas de maneira alguma você deve ficar parado no tempo e pensar que tudo está resolvido.

Os próximos passos após ter um site são as otimizações de conversão, as otimizações para SEO, as atualizações no design, o planejamento de conteúdo, as adequações no layout para dispositivos móveis, etc.

Para dar os próximos passos depois da construção do site, recomendamos a leitura do post  “Como Implementar Inbound Marketing”. Um guia completo com tudo o que você precisa saber para começar a produzir conteúdo de qualidade e gerar oportunidades de negócio.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido algumas dúvidas a respeito da importância de um site e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.