Comunicar, Conscientizar e Integrar

A Corrida contra o tempo para acompanhar as inúmeras transformações no cenário econômico-político-social, somadas às descobertas científicas e à velocidade dos avanços tecnológicos, tem exigido uma postura estratégica da empresa coerente com as exigências do mercado. Os clientes estão mais atualizados e bem mais exigentes; o leque de escolhas está ampliado, assim como o acesso às informações. A qualidade deixou de ser um diferencial das empresas e passou a ser uma obrigação nas escolhas do cliente, tornando-os mais criteriosos. O desafio das empresas é grande. Precisam repensar formas de gestão para se adequarem às novas exigências, em especial às de globalização da economia e da competição nos mercados. A estratégia…

Monitorar e Medir

Antes de mais nada, é importante sabermos a diferença entre monitoramento e medição. \r\n Segundo o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), “medir é comparar uma grandeza com uma outra, de mesma natureza, tomada como padrão, então a Medição é o conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza” e Monitoramento é o acompanhamento contínuo de um projeto ou processo com base em valores pré-determinados. Para esclarecermos de forma mais simples a importância do processo de Monitoramento e Medição para as empresas, devemos entender que a empresa é composta de vários processos, tais como: Processos de Gestão; Aqueles relacionados ao planejamento estratégico, estabelecimento das Diretrizes,…

Utilizando o PDCA como estratégia

Quanto mais qualidade se agrega a processos, produtos e atendimento, maior será a vantagem competitiva da empresa e cada vez melhores serão seus resultados, certo? Pois é por isso que muitas empresas estão constantemente em busca de melhorias internas por meio da aplicação de conceitos e metodologias de gestão da qualidade, como é o caso do ciclo PDCA. Criado pelo engenheiro Walter Shewhart na década de 20 e difundido por Deming nos anos 50, o PDCA é uma metodologia que visa aprimorar o controle de processos promovendo melhorias contínuas a partir de 4 etapas: planejamento, execução, checagem e ação — ou plan, do, check e act, de onde vem a…

A importância da produtividade nos negócios

Fazer mais com menos e aumentar a sinergia são alguns ideais cada vez mais propagados em palestras, revistas de negócios, reuniões e treinamentos, contudo o efeito será nulo caso esses valores não sejam internalizados pelas pessoas, modificando seus modelos mentais e suas atitudes no dia a dia \r\n O Brasil passou por muitas mudanças desde a abertura econômica no início dos anos 90. Costumo dizer que tivemos ali um segundo descobrimento. Foram muitos avanços em todas as áreas, tanto públicas, privadas e sociais, em praticamente todos os setores, seja na política, economia e educação. \r\n A implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal, o maior controle das contas públicas, a criação…

Qualidade através de Controles Internos, Compliance e Gestão de Riscos

Entenda os diferentes conceitos para estabelecer uma matriz metodológica para otimização de eficiência e redução de custos nos processos organizacionais de uma empresa. \r\n Ainda que parte desses conceitos tenha se fortalecido dentro de instituições financeiras (setor mais regulado da Economia, cuja exigência por controles adequados é estabelecida em lei), eles também estão presentes em empresas não financeiras de todo tipo. \r\n O enfoque aqui dado ao tema dispensou a citação de terminologias específicas e abordagens históricas ou muito conceituais. Entretanto, existem obras de referência nas quais reside o conhecimento acumulado que torna possível planejar as atividades descritas nesse texto. Ao final do artigo há uma sucinta relação de documentos…

PCP – Planejamento e Controle da Produção

O Planejamento e Controle da Produção se caracteriza pela sua complexidade em termos do processo de decisões por manter relações com as funções vitais da empresa e operar com os recursos de informações, transformando-os em uma seqüência de operações dentro do processo produtivo. Esses recursos de informações são igualmente importantes em qualquer parte da empresa. A gerência de produção, nas pequenas e médias indústrias, é tão importante como em qualquer outra, em face das grandes perdas e dos desperdícios ocorridos quando as atividades de planejamento e controle são mal executadas ou negligenciadas. Esses controles podem ser simplificados de acordo com o processo produtivo de cada empresa, mas com a complexidade…

Inteligência em Vendas: o que é e como fechar mais negócios com essa estratégia

Já pensou em como uma estratégia de Inteligência em Vendas pode ajudar nas suas vendas? Separamos algumas dicas para você Muitos vendedores e empresas costumam justificar seus resultados insatisfatórios com base no desempenho recente da economia em seu segmento de atuação. Afinal, é mais que natural que as fases de desaquecimento econômico tragam algumas dificuldades para as organizações. No entanto, as marcas que querem se diferenciar no mercado sabem que, mesmo durante períodos de crise, é possível desenvolver algumas iniciativas para conhecer melhor o mercado e fechar mais negócios. Uma das formas de alcançar esse objetivo é implementando a Inteligência de Vendas. Saiba mais sobre essa estratégia e como ela…

Como está o relacionamento e a integração dos funcionários na sua empresa?

Os resultados alcançados por uma equipe integrada costumam ser bastante positivos para o empresa. A integração culmina numa equipe empenhada com as necessidades do trabalho justamente por ter uma melhor compreensão sobre quais são elas. A ideia, portanto, é promover essa interação profissional, mantendo os indivíduos motivados e dispostos a colaborar com os objetivos do grupo. Ocorre que relacionamento não é o mesmo que integração: estar integrado é estar envolvido e ter uma visão mais abrangente do que é feito, algo que vai além de apenas fazer parte. Uma atualização da lei que tenha impacto sobre o trabalho ou mesmo uma orientação dada a um cliente, e que possa vir…