Como Está a Presença Digital Da Sua Empresa?

Ter uma presença digital é muito mais do que possuir um Site e um perfil em uma Rede Social sendo atualizados de vez em quando. Presença digital é a maneira como a sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais para se mostrar relevante, confiável e incentivadora de um relacionamento com os consumidores. Apesar de ser um conceito um pouco amplo, é um diferencial empresarial em tempos onde antes de fazer qualquer compra as pessoas buscam na internet por informações, opiniões e possibilidades.

Ao fim de um plano de marketing digital, um dos objetivos pode e deve ser um posicionamento digital mais consolidado e positivo. A construção de uma marca na rede, entretanto, exige um trabalho contínuo e persistente. Uma vez conquistada a posição que você almeja, é necessário seguir neste processo para que ele se mantenha e sempre se aprimore.

Os quatro pilares de uma presença digital

Dentro do escopo da construção de um posicionamento digital muitos fatores entram em avaliação: o branding da empresa, a relevância frente aos concorrentes, o relacionamento com o cliente, as redes sociais, o conteúdo produzido, o design, os valores. Tudo é essencial na maneira como a sua companhia é vista e percebida pelo público.

Separamos em quatro grandes grupos:

  1. Conteúdo

O conteúdo é como você irá criar relevância e confiabilidade na internet. As pessoas buscam informações na rede antes de efetuar quase todas as compras, seja de serviços ou de produtos. Mostrar credibilidade e conhecimento na sua área irá atrair o público e, consequentemente, melhorar seu posicionamento digital.

Lembre-se de que todo conteúdo criado e publicado tem de falar diretamente com a sua persona e estar alinhado com algum dos momentos de uma jornada de compras

O conteúdo também auxilia na hora de ser achado por mecanismos de busca através de técnicas de SEOpalavra-chave e otimização de posts.

  1. Relacionamento/engajamento

O relacionamento é fundamental para aproximar o seu público da sua empresa e, assim, aumentar a sua presença digital e a geração de leads. É também por meio desse relacionamento que você pode obter mais informações sobre sua persona e assim adaptar estratégias de marketing digital para atingi-lo de forma mais eficiente. E não para por aí: você também pode fortalecer um relacionamento com seu cliente e fazer com que ele siga comprando os serviços e produtos da sua empresa. As possibilidades são infinitas!

Um bom meio de intensificar esse relacionamento é através das redes sociais ou por meio do e-mail marketing. Nas redes sociais é importante verificar onde o seu público-alvo está e qual a melhor linguagem para chegar até ele.

No entanto, é essencial lembrar que relacionamento não é apenas falar sobre o seu produto ou divulgar os seus conteúdos; é se comunicar com o público. É necessário ter alguém para ouvir e responder sempre que for acionado, assim como incentivar a interação e o engajamento.

  1. Plataforma Amigável (user-friendly)

Os seus produtos são criados para uma pessoa, certo? Pode parecer loucura, mas é importante não perder isso da mente. Por isso, quando criamos um site para que o nosso público entre em contato com a empresa temos de pensar na maneira de transformar a experiência dela na melhor possível.

A plataforma deve, sim, ser focada na conversão de visitantes em leadsmas não pode deixar de lado a usabilidade e a navegabilidade. Uma boa experiência para mobile também é essencial, uma vez que não só as pessoas estão usando cada vez mais os dispositivos móveis, como também é critério para ser melhor ranqueado em ferramentas de busca como o Google.

Satisfazer um cliente passa por toda a experiência – desde a descoberta até o pós-venda. E isso é demonstrado de forma bem intensa no momento que ele efetivamente vai efetuar a compra no seu e-commerce. Um cliente satisfeito facilmente fala sobre o seu produto para outras pessoas e até o defende. Já pensou nisso?

  1. Posicionamento/Branding

O posicionamento da sua marca deve estar intimamente ligado ao público que você quer atingir. Mas não é porque você está em múltiplos canais que deve ter múltiplas personalidades. Todos os conteúdos e ações devem estar alinhados no mesmo discurso. De nada adianta um Facebook todo moderno e com ótima interação e um e-mail de um cliente não receber resposta.

Gerir corretamente a marca da sua empresa é essencial para estabelecer um posicionamento digital forte e relevante na internet.

Quer ver como está a sua presença digital? Faça um diagnóstico com a gente.

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