O QUE FAZEMOS

Consultoria e Outsourcing para Certificação ISO 9001:2015

PRINCIPAL MUDANÇA DA ISO 9001:2015 COM RELAÇÃO A VERSÃO DE 2008

A principal mudança é de mentalidade! Na versão 2008 o sistema de documentos era o ator principal e agora passa a ser um coadjuvante, um apoio para a eficiência dos processos.

A importância agora é com o resultado a ser apresentado pela empresa: entregar produtos e serviços conformes e prover uma base sólida para o desenvolvimento sustentável da empresa.

OBJETIVOS CHAVE DA ISO 9001:2015

O resultado da empresa é o que importa: “Output matters“;

  • Maior alinhamento com os processos de gestão de negócios;
  • Gestão do conhecimento organizacional;
  • Unificar a linguagem para implementação de um sistema integrado;
  • Mentalidade de risco;
  • Aumentar a satisfação do cliente e não apenas garantir;
  • Ênfase na eficiência da gestão.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

A ISO 9001 serve para melhorar a eficiência de todos os processos que impactam a satisfação do cliente.

Qualquer empresa pode ter a ISO 9001 e se beneficiar muito com a implementação. Após a implementação da ISO 9001 as empresas tem mais recursos para:

  • Enfrentar a concorrência;
  • Entender e satisfazer clientes;
  • Aumentar a performance de sua operação;
  • Reduzir custos com erros e
  • Aumentar o lucro.

QUE PROBLEMAS DE GESTÃO A ISO 9001 RESOLVE

A ISO 9001 é um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Assim, ela é muito eficiente na solução dos seguintes problemas:

  • Alta taxa de desperdício e retrabalho
  • Alto Índice de Reclamação de Clientes
  • Baixa produtividade
  • Alto custo de operação
  • Falta de sistemática para gestão de mudanças
  • Falta de cumprimento de prazos
  • Clima Organizacional Baixo
  • Comunicação Interna falha
  • Desperdício de matéria-prima
  • Alto índice de devolução de produtos
  • Turn over alto
  • Falta de fluxo de processos internos
  • Desorganização em compras
  • Manutenção de equipamentos ineficiênte
  • Falta de indicadores de desempenho

O QUE É ISO 9001?

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

Mais de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o “selo de conformidade ISO 9001”. A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001.

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade (SGQ) concebido para desenvolver e manter um portfólio de serviços que permitem às empresas melhorar seu desempenho e se beneficiar com a implementação.

O SGQ  funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.


Antes de decidir por implantar um Sistema de Gestão da Qualidade, certifique-se de entender claramente como funciona o processo. Fale com a Gente!