ISO 9001:2015 – IMPLEMENTAÇÃO

A cada dia a necessidade de realizar a gestão de um negócio por processos torna-se imprescindível

Implementada por mais de um milhão de empresas espalhadas pelo mundo, a ISO 9001 é uma opção estratégica para empresas que desejam melhorar o desempenho e fazer frente as exigências do mercado. Isso porque há uma série de benefícios que a implementação da norma proporciona.

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade (SGQ) concebido para desenvolver e manter um portfólio de serviços que permitem às empresas melhorar seu desempenho e se beneficiar com a implementação.

O SGQ  funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Objetivos Chave da 9001:2015

> O resultado da empresa é o que importa: “OUTPUT MATTERS“;
> Maior alinhamento com os processos de gestão de negócios;
> Gestão do conhecimento organizacional;
> Unificar a linguagem para implementação de um sistema integrado;
> Mentalidade de risco;
> Aumentar a satisfação do cliente e não apenas garantir;
> Ênfase na eficiência da gestão

Principais Benefícios

A ISO 9001 serve para melhorar a eficiência de todos os processos que impactam a satisfação do cliente.

Qualquer empresa pode implementar a ISO 9001 e beneficiar-se dos resultados. Após a implementação da ISO 9001 as empresas tem mais recursos para:

> Enfrentar a concorrência;
> Entender e satisfazer clientes;
> Aumentar a performance de sua operação;
> Reduzir custos com erros e retrabalhos;
> Aumentar o lucro.

Problemas de Gestão que a ISO 9001:2015 ajuda a resolver

A ISO 9001 é um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Assim, ela é muito eficiente na solução dos seguintes problemas:

> Alta taxa de desperdício e retrabalho
> Alto Índice de Reclamação de Clientes
> Baixa produtividade
> Alto custo de operação
> Falta de sistemática para gestão de mudanças
> Falta de cumprimento de prazos
> Clima Organizacional Baixo
> Comunicação Interna falha
> Desperdício de matéria-prima
> Alto índice de devolução de produtos
> Turn over alto
> Falta de fluxo de processos internos
> Desorganização em compras
> Manutenção de equipamentos ineficiênte
> Falta de indicadores de desempenho

O que significa ISO?

A ISO é a sigla de International Organization for Standardization, (Organização Internacional para Padronização), uma entidade de padronização e normatização, fundada em 1947 e sediada em Genebra na Suiça

A sigla para International Organization for Standardization deveria ser IOS e não ISO. No entanto, como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla escolhida porque em grego ISOS significa “igual/padrão”, o que se enquadra com o propósito da organização.

Mais de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A ISO possui uma família de normas que trata de qualidade: a ISO série 9000. Nesta família está a ISO 9001, que trata dos requisitos para sistemas de gestão da qualidade. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a CERTIFICAÇÃO a partir de uma Auditoria de Conformidade realizada por uma empresa certificadora credenciada. A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001:2015

Antes de decidir-se pela implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, certifique-se de saber como funciona claramente o processo. Fale com a Gente!,

Saiba mais sobre ISO 9001:2015

Antes de decidir-se pela implantação é interessante ter um perfeito entendimento

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