MELHORAR MEU NEGÓCIO ATUAL

Provavelmente seu desejo de mudança se encaixa em um dos grupos abaixo:

> Melhorar a Gestão > Aumentar os Lucros > Crescer de Forma Sustentável > Melhorar o Ambiente de Trabalho > Procurar Uma Sucessão > Sair de Uma Crise Financeira

E para fazer isso já prevê que será preciso fazer mudanças em um ou mais dos setores abaixo:

> Planejamento > Marketing/Vendas > Produção/Serviços > Administrativo/Financeiro > Pessoas/Equipe

O Desejo de Mudança é o Ingrediente Principal Nesse Processo

Avaliação Priliminar

O segundo passo é fazer uma avaliação preliminar da mudança desejada. Essa é a hora mais importante de solicitar assessoria de profissionais experientes. Em uma, duas ou três horas você e esse profissional avaliarão a importância da mudança, a viabilidade dela acontecer e o melhor caminho para se iniciar o processo. É muito comum ocorrerem reviravoltas já nessa fase. Muitos empresários chegam querendo mudar a consequência, não a causa do problema. Após essas sessão, o desejo de mudança permanece. Só que agora se tem um problema mais bem compreendido, bem dimensionado, com a viabilidade de resolução avaliada e o próximo passo definido. É muito comum alguns problemas, os falsos e pequenos, serem resolvidos só com as informações geradas nessa fase. E outros se mostrarem de resolução inviável sem mudarem previamente algumas condições que o empresário não está disposto a enfrentar. Nesses casos, o processo começa e acaba aqui.

Diagnóstico

Se a Avaliação Preliminar concluiu, pode ser dado o próximo passo, quase sempre ele é o Diagnóstico. A necessidade e o custo de se utilizar consultoria no Diagnóstico é determinada na Avaliação Preliminar. Nessa fase é que tudo associado ao problema é identificado, medido e avaliado. É aqui que se valida ou não o que foi concluído na Avaliação Preliminar e se constroe as informações necessárias para as próximas fases.

Objetivos e Metas

Se após o Diagnóstico o desejo e a viabilidade de mudança permanecem, é hora de transformar o desejo em metas. Metas é a tradução da mudança em números e prazos objetivos e viáveis. Isso é feito pelo empreendedor com pequeno auxílio do consultor. Essa etapa, na prática, é a conclusão da anterior. Também aqui a mudança já pode ocorrer de forma automática e o processo se finalizar.

Plano de Ação

Se o Diagnóstico e Metas apontam para a necessidade de uma ou mais ações para que a mudança ocorra, é hora de planejar as ações. Basicamente dizer o que será feito, por quem, quando, como e a que custo. Em geral o Plano de Ação, ou Plano Estratégico, é o mais fácil e rápido de ser feito. O Plano de Ação é que vai determinar se vai haver necessiade de consultoria e outros serviços terceirizados na fase de implantação.

Implementação

Plano pronto, é hora de implantar. Cabe ao empreendedor delegar e cobrar os funcionários e eventuais terceirizados cumprirem suas responsabilidade no Plano de Ação e nos prazos acordados. Em alguns casos, a gestão de implantação do Plano de Ação é toda terceirizada com empresas como a Gestão Eficaz. Em outros, a consultoria atua apenas como conselheira. E em muitos, a maioria, a empresa é capaz de tocar todo o processo sem auxílio de terceiros.

Veja Mais Sobre Melhoria de Processos

É fundamental que os processos de negócio da sua empresa entejam estruturados para o sucesso.

Você quer melhorar seus processos de negócios e tem dúvidas de como fazer?

Não seria hora de experimentar uma consultoria?

Entre em contato para uma Avaliação Preliminar. Ela é de baixo custo e certamente te será muito útil. E quem sabe já não será o suficiente para que você mesmo implante a mudança? Ou te leve a outros cenários que nunca tinha pensado? O mundo está muito complexo. Cada dia fica mais difícil pensar, criar, decidir e fazer coisas sozinho.

O QUE VOCÊ PRECISA?