Melhoria de processos de negócios (BPI)

A melhoria de processos de negócios (BPI) é uma prática na qual

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A melhoria de processos de negócios (BPI) é uma prática na qual os líderes empresariais analisam seus processos de negócios para identificar áreas onde podem melhorar a precisão, eficácia e eficiência e, em seguida, fazer alterações nos processos para realizar essas melhorias.

O objetivo da melhoria de processos de negócios

O objetivo principal do BPI é melhorar continuamente o desempenho dos processos formais e informais dentro de uma organização. Ao se engajar na melhoria de processos de negócios, as organizações podem identificar gargalos, atritos, ineficiências e outros problemas em seus processos e tomar ações corretivas, o que as ajuda a fazer o seguinte:

O BPI trabalha identificando as operações, habilidades dos funcionários ou tecnologias capacitadoras que podem ser aprimoradas ou adicionadas para incentivar procedimentos mais suaves, fluxo de trabalho mais eficiente e crescimento geral dos negócios.

Esse processo, também conhecido como melhoria de processos funcionais , faz parte da disciplina de gerenciamento mais ampla do gerenciamento de processos de negócios .

  • cortar custos;
  • eliminar esforços redundantes;
  • garantir a adesão contínua aos fluxos de trabalho e melhor conformidade com as regras e regulamentos;
  • melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços;
    reduzir erros; e
  • saída de velocidade.

Além disso, as técnicas de BPI podem ajudar uma empresa a atender às demandas dos clientes e aos objetivos de negócios de forma mais eficaz. A melhoria dos processos de negócios também cria valor em sua capacidade de ajudar as empresas a ajustar a forma como operam para garantir que estejam posicionadas para competir no atual ambiente de negócios orientado pela tecnologia.

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Como funciona a melhoria de processos de negócios?

A melhoria de processos de negócios geralmente envolve as seguintes etapas:

  1. Identifique qual processo precisa mudar. Isso normalmente é feito por meio de mapeamento de processos de negócios ou outra visualização das etapas, atividades e fluxos de trabalho dentro do processo.
  2. Analise os pontos de dor. Essa etapa inclui a identificação de gargalos, ineficiências, redundâncias e outros pontos problemáticos no fluxo de trabalho usando ferramentas de visualização, bem como informações das partes interessadas.
  3. Faça uma análise de causa raiz. Isso ajuda a determinar uma estratégia para a melhor forma de melhorar ou eliminar áreas problemáticas.
  4. Projete e avalie. Isso pode envolver a racionalização de atividades, requalificação de trabalhadores ou adição de novas tecnologias, como automação de processos robóticos ( RPA ); essa etapa também deve incluir a análise e o teste da solução proposta para garantir que ela não tenha consequências negativas não intencionais.
  5. Implemente o novo processo. As técnicas de gerenciamento de mudanças podem ajudar a garantir a adoção bem-sucedida da atividade ou tecnologia nova ou revisada.
  6. Avalie e quantifique. A revisão das métricas ajuda a garantir que as mudanças no processo tenham ocorrido e a avaliar o resultado.

Metodologias de melhoria de processos de negócios

Os gerentes envolvidos na melhoria de processos de negócios geralmente usam uma ou mais das seguintes metodologias para trabalhar na tarefa:

  • Gestão ágil. Vindo do mundo do desenvolvimento de software, essa abordagem reúne equipes multifuncionais para trabalhar em ciclos de produção curtos chamados sprints para melhorar ou adicionar recursos e funções de tecnologia como forma de aprimorar um processo de negócios.
  • Gestão enxuta. Enraizado na fabricação, e principalmente na montadora Toyota, o foco do gerenciamento enxuto é reduzir o desperdício e usar o mínimo de recursos para alcançar o produto final; também promove a melhoria contínua e formas de aumentar a eficiência dentro de um processo. Lean engloba o seguinte:

Kaizen , uma abordagem que exige pequenas mudanças contínuas que levam a melhorias significativas;

5S , uma abordagem baseada em lista de verificação relacionada construída em palavras japonesas normalmente traduzidas como classificar, colocar em ordem, brilhar, padronizar e sustentar;

PDCA – plan-do-check-act, um modelo para testar, analisar e melhorar; e

TQM – a estrutura de Gestão da Qualidade Total

  • Seis Sigma. Também desenvolvida na indústria de manufatura, a metodologia Seis Sigma utiliza dados e ferramentas empíricas e estatísticas para analisar deficiências e impulsionar melhorias. Os adeptos do Seis Sigma costumam usar DMAIC – definir, medir, analisar, melhorar e controlar – para estudar e otimizar os processos
    existentes.
  • Teoria das Restrições. Essa metodologia permite que os gerentes identifiquem a restrição mais significativa atualmente bloqueando melhorias ou objetivos organizacionais e, em seguida, se concentrem em melhorar os processos até que essa restrição não seja mais um obstáculo.

Além dessas e de outras técnicas de melhoria de processos, os executivos e gerentes corporativos geralmente usam várias ferramentas para entender e obter visibilidade de seus processos de negócios . Essas ferramentas incluem o seguinte:

  • mapeamento de processos de negócios;
  • kanban para gerenciar e rastrear o trabalho conforme ele flui por um processo; e
  • mapeamento do fluxo de valor para registrar as etapas repetíveis no processo.

Exemplos de melhoria de processos de negócios e casos de uso

A melhoria de processos de negócios normalmente agrega valor ao eliminar ou melhorar gargalos, ineficiências e redundâncias em todo o processo por meio de mudanças no fluxo de trabalho ou a redistribuição de recursos – pessoas ou tecnologia. Exemplos amplos disso incluem o seguinte:

  • passar do papel para a documentação digital para acelerar o processamento;
  • usando a automação para eliminar o trabalho manual tedioso, lento e propenso a erros; e
  • a introdução de análise de dados, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural ou outras tecnologias inteligentes para aumentar a velocidade, melhorar a produtividade e eliminar o uso de recursos supérfluos.

Benefícios e desafios da melhoria de processos de negócios

Cada um dos benefícios do BPI é significativo, mas uma empresa com uma forte disciplina de BPI também pode melhorar o seguinte com processos otimizados:

  • atendimento ao cliente, experiência do cliente e, finalmente, satisfação do cliente;
  • experiência do trabalhador; e
  • automação, inovação e inteligência aos processos, todos apoiando a transformação empresarial contínua.

Juntos, eles podem ajudar a aumentar a capacidade de uma organização de competir no mercado.

Existem, no entanto, os seguintes desafios para a implementação de um programa BPI de sucesso:

  • resistência dos trabalhadores à mudança;
  • melhorias não planejadas não estão alinhadas às metas de negócios; e
  • falta de comunicação em toda a organização para as partes relevantes.

Melhores práticas de melhoria de processos de negócios

As melhores práticas a serem seguidas para uma forte disciplina de BPI dentro de uma organização incluem o seguinte:

  • Garanta que a organização tenha processos bem documentados com boa visibilidade dos fluxos de trabalho que compõem esses processos e todas as posições, sistemas e dados que os suportam.
  • Adotar uma metodologia de análise de processos e identificação de oportunidades para melhorá-los.
  • Comprometa recursos adequados para apoiar o BPI como um exercício contínuo dentro da organização.
  • Solicitar contribuições e ideias das partes interessadas do processo sobre possíveis áreas de melhoria.
  • Da mesma forma, comunique estratégias de melhoria às partes interessadas para garantir a adesão.
  • Invista em programas adequados de gerenciamento de mudanças, incluindo treinamento de funcionários, para garantir a implementação bem-sucedida das estratégias de melhoria.
  • Monitore os resultados para garantir a conformidade com fluxos de trabalho alterados em processos recentemente aprimorados.
  • Estabeleça métricas para medir o sucesso das melhorias.
  • Use essas métricas de melhoria para obter suporte executivo para projetos BPI adicionais.
  • Incorporar a disciplina BPI em uma prática geral de BPM.

Embora o fluxo de trabalho e o BPM funcionem juntos, eles têm funções muito diferentes . Saiba o que diferencia esses dois processos de negócios.

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