O Que é Inbound Marketing

Inbound Marketing e Suas Principais Características

O Inbound Marketing é uma técnica que visa oferecer informações de qualidade ao consumidor para auxiliar na sua decisão de compra. O objetivo é conquistar o interesse do cliente não por meio de táticas de persuasão tradicionais, como anúncios na televisão ou na internet, mas fornecendo a ele conteúdos valiosos a fim de criar credibilidade. Isso é feito usando mídias sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing e, é claro, um bom trabalho de otimização de sites para busca, o SEO.

Essa estratégia é adequada tanto para as pequenas quanto para as grandes empresas. Além disso, também funciona tanto para empresas que têm como cliente pessoas físicas como para as chamadas business to business, focadas em clientes que são pessoa jurídica.

O Que Diferencia o Inbound Marketing de Outras Estratégias?

A principal diferença entre o Inbound Marketing e as estratégias tradicionais, que podem ser chamadas de Outbound Marketing, é que, no Inbound, o destinatário recebe uma mensagem de qualidade feita para se adequar ao seu interesse.

Além disso, essa mensagem chega até ele no lugar e hora certos, de maneira menos invasiva, em vez de incomodá-lo com anúncios inoportunos. Isso ocorre porque o conteúdo é criado pensando no público-alvo e procura se enquadrar a temáticas que serão de seu interesse.

Para facilitar a compreensão das diferenças, vamos usar o exemplo de um restaurante especializado em culinária saudável. Um consumidor, ao fazer uma busca online, pode se deparar com o blog desse restaurante, em que ele poderá encontrar textos sobre alimentos, nutrição, hábitos saudáveis, etc. O interesse pelos conteúdos ali publicados poderá despertar nele a vontade de conhecer o estabelecimento ou de assinar uma newsletter para receber mais textos. Esse visitante terá grandes chances de se tornar um cliente. No Outbound Marketing, isso se daria de outra forma: anúncios pagos apareceriam nas redes sociais divulgando o estabelecimento, por exemplo. Como esses anúncios são mais invasivos e não solicitados, as chances de que a atenção do usuário seja despertada por eles são consideravelmente menores.

Quais São os Benefícios e as Vantagens do Inbound Marketing?

Além de uma taxa de conversão muito maior do que a do marketing tradicional, o Inbound Marketing costuma demandar um investimento menor, chegando a ser 62% mais barato que o Outbound Marketing. Ele ainda gera maior retorno sobre o investimento, que pode chegar a 275%. Além disso, o Inbound gera uma maior fidelização, pois o cliente chega até a sua empresa a partir de um interesse próprio já existente, enquanto no Outbound o foco é em tentar empurrar produtos e serviços para pessoas que talvez não estejam interessadas no que você tem a dizer. Por isso, ele é considerado essencial por, em média, 92% dos profissionais de marketing norte-americanos.

Com o público estando cada vez mais exigente, e com cada vez mais marcas disputando sua atenção, é preciso lançar mão de uma estratégia capaz de captar o interesse de potenciais clientes e trazê-los até você. E o Inbound Marketing pode ser uma excelente solução para isso!

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, leia também: Por que Investir em Inbound Marketing? e Como Implementar Inbound Marketing

 

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