Qual o Processo de Vendas da Sua Empresa?

Ter Um Processo de Vendas Bem Estruturado é Fundamental

 

Se tem uma coisa que sempre ouvimos é que “vender é uma arte”, mas com o passar dos anos e o aumento da concorrência nas mais diversas áreas do mercado, começamos a perceber que vender é muito mais do que isso. Realizar uma venda requer habilidade sim, mas também é preciso muito estudo, treinamento, prática e conhecimento da área em que se está atuando . É por isso que ter um processo de vendas é algo fundamental para qualquer empresa.

O que é um processo de vendas?

Processo de Vendas pode parecer o nome de algo muito complexo, mas é basicamente o que acontece entre o primeiro contato que você tem com o cliente na prospecção até o momento do fechamento, seja para ganhar ou perder essa negociação. O que você está fazendo entre essas etapas? Qual sua abordagem, estratégia?

Processo de vendas como guia para a equipe

Equipes precisam de direcionamento e conseguir identificar para onde devem ir. Nem sempre isso acontece e o prejuízo é perceptível em ações diárias que são tomadas com dificuldade por não ter um padrão a ser seguido.

Isso é comum em empresas com mais de um ou dois vendedores, em que cada um acaba definindo sua própria forma de atuar e aplicando diferentes técnicas e processos durante seu trabalho. Essa prática acaba sendo prejudicial porque no fim do mês, ao fazer uma análise dos números, o gestor pode acabar não enxergando onde está o erro e o que pode fazer para corrigi-lo.

Justamente por ser um guia para sua equipe de como trabalhar, os processos devem ser definidos com base na rotina de vendas, nas maiores dificuldades encontradas e tudo que possa ser importante para colocar neste processo que você está construindo.

Otimizando seu processo de vendas

O processo de vendas muitas vezes causa certa estranheza nas equipes comerciais porque soa como algo burocrático e que vai mais atrapalhar do que ajudar. Isso deve ser desmistificado no dia a dia, quando o processo de vendas vai auxiliar nas tomadas de decisões.

Por isso, o processo deve ser algo natural dentro da equipe e conhecido por todos. Todos os vendedores devem saber as etapas, documentações, linguagem da empresa, tudo que tenha sido definido previamente.

Processos com foco no cliente

O ideal para construir relacionamentos com seus clientes é que o seu foco esteja neles e não em seu produto ou empresa.

E é fundamental ter isso em mente quando se vai traçar um processo de venda para determinar, por exemplo, qual abordagem será utilizada e qual será o modelo de atendimento da sua equipe.

Se você já estiver usando um CRM, analisando alguns dados e histórico de vendas você também consegue entender o que dá certo ou não para vender o seu produto ao seu público alvo.

Acompanhe as métricas

Já teve a sensação de estar trabalhando em vão, pois não consegue enxergar os resultados do seu trabalho?

Isso costuma acontecer quando os objetivos não são bem traçados e principalmente quando você não sabe onde encontrar os números que busca.  

Com um processo bem traçado, fica mais fácil. Assim você consegue determinar onde investir mais tempo e de novo, o que dá certo para os seus negócios.

Consiga realizar melhores treinamentos

É importante realizar treinamentos pontuais e impactantes com sua equipe.

Tendo um processo de vendas torna-se ainda mais importante esses momentos, tanto para novos vendedores como de atualização para quem já trabalha na sua equipe.

Pode ser mensal, ou semanal, mas é fundamental que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa e com o que é considerado certo e errado.

Assim, você evita de ouvir aquele famoso “mas eu não sabia…” quando precisar alterar algo dentro da sua equipe.

Contratação

Infelizmente não conseguimos montar times de venda formados só por “estrelas”. por isso, ter um processo bem formatado é fundamental. Com um processo, pessoas normais podem conseguir resultados tão bons ou até superiores que vendedores natos. Dessa forma, fica mais fácil crescer o time

Previsibilidade

Para as vendas, a previsibilidade é uma arma poderosa. Isso não quer dizer que você terá uma bola de cristal e conseguirá adivinhar tudo que vai acontecer com os negócios que estão em andamento na sua empresa.

A previsibilidade é quando você conhece tão bem o seu processo que consegue entender o que virá pela frente. Um processo de vendas bem estruturado te entrega isso. Dessa forma é possível acompanhar os resultados, realizar previsões e trabalhar de forma mais previsível do que ficar à mercê das flutuações do mercado e sazonalidade.

E você? Já estruturou os processos de vendas na sua empresa? Qual a maior dificuldade que encontrou?

 

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