Seu Site Ajuda ou Atrapalha Suas Vendas?

Há poucos anos a tecnologia invadiu nossas vidas e o mundo dos negócios. Hoje estamos presenciando uma inversão dos valores tradicionais: os negócios estão muito mais online nas nuvens e digitais, do que off-line.

O seu SITE  é como uma casa virtual da empresa: o cliente entra na casa, passeia pelos cômodos, observa a organização dos móveis, a limpeza de tudo, a higiene do banheiro e da cozinha, etc.

Contudo, muitas empresas tratam sua casa na INTERNET de qualquer forma e colocam lá

  • textos mal preparados e muitas vezes com erros de ortografia
  • imagens de má qualidade e mal dimensionadas
  • layout mal preparado, as vezes com muita informação e outras informação insuficiente,
  • dados para contato desatualizados ou incompletos

E ficam na expectativa de que os visitantes se entusiasmem com o que viram e venham a realizar negócios com sua empresa.

Mas, se você quer que seu site contribua efetivamente para atrair novos negócios e gerar mais vendas, lembre-se que receber bem seus visitantes é fundamental e a primeira impressão é a que fica. Para facilitar o seu trabalho de revisão, listei, abaixo, alguns sinais de que esta na hora de fazer o redesign do seu site.

1. O SITE NÃO É RESPONSIVO

O site responsivo é o que possui um layout que se adapta a diferentes formatos de tela. Assim, você pode acessá-lo de um desktop, de um tablet ou de um smartphone sem que a qualidade do site, das imagens e das informações em texto sejam prejudicadas. Muitas são as vantagens do site responsivo e, nos dias de hoje, é praticamente obrigatório que o site da sua empresa seja construído neste formato.

2. NÃO FOI REALIZADA UMA OTIMIZAÇÃO BÁSICA (SEO)

SEO  (Search Engine Optimization), que significa: Otimização para Mecanismos de Busca,  é um serviço que permite realizar ajustes no seu site para que buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.) o classifiquem como uma fonte de conteúdo relevante sobre determinado assunto e assim, aparecendo em melhores posições do que outros sites sobre o mesmo assunto, que não tem estratégias de otimização implementadas.

3. AS PÁGINAS DEMORAM PARA CARREGAR/ABRIR

Quando um usuário entra no site de uma empresa e não tem uma boa experiência de navegação, além de ficar com uma percepção negativa, provavelmente vai sair e procurar por outro site. Ou seja, o seu site esta trabalhando contra o seu negócio, pois não ajuda a converter visitantes em Leads (clientes potenciais)

A velocidade de carregamento das páginas de um site influencia diretamente na experiência do usuário e no aumento das taxas de conversão, afinal, se uma página demora para abrir, a tendência é do usuário abandoná-la.

3. NÃO TEM UM BLOG NO SITE

O Blog é sua plataforma para gerar conteúdo para sua audiência. Quando você escreve sobre algum assunto, está constantemente colocando seu conhecimento à prova. Você passa a ser uma autoridade no assunto. Os potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca/empresa.

E ainda contribui fortemente para:

  • Crescimento da reputação, por meio da produção de conteúdo relevante.
  • Maior fluxo de pessoas visitando o site.
  • Melhor posicionamento nas ferramentas de busca do GoogleBing e Yahoo.
  • Mais portas de entrada (links) apontando para o seu site.
  • Relacionamento maior com clientes potenciais e fiéis.
  • Maior fidelização de clientes e conversão de visitantes em compradores.

 4. A EMPRESA SE MODERNIZOU E O SITE CONTINUA PARADO NO TEMPO

Ter um site desatualizado seja em termos de tecnologia, conteúdo, identidade é como ter uma loja sem estrutura e produtos adequados para atender aos clientes. A experiência de navegação afeta diretamente no comportamento dos usuários, portanto é necessário que seus consumidores encontrem de forma rápida e fácil o que estão procurando.

6. A CONCORRÊNCIA ESTÁ INVESTINDO EM MARKETING DIGITAL

Enquanto seu posicionamento digital esta ruim, a concorrência esta investindo em técnicas avançadas de relacionamento com o cliente, através da geração de conteúdo, automação, geração de tráfego, e deixando  sua empresa a ver navios.

7. SEU SITE NÃO CONVERTE VISITANTES EM LEADS E NÃO GERA VENDAS

Se o seu site não esta estruturado e apto à atender as novas exigências do consumidor, provavelmente não trará resultados efetivos, sendo apenas mais um endereço na WEB que ninguém visita. Ou seja, apenas mais um custo para sua empresa.

9. POUCO ACESSO VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Se o seu site não esta adequado para funcionar bem em dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.) com certeza ele não está contribuindo para seus negócios. Hoje 70% dos acessos a Internet são via dispositivos móveis.

10. SUA EMPRESA VAI INICIAR ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE CONTEÚDO.

Utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo para atrair, se relacionar, vender e fidelizar clientes cresce a cada dia e para utilizá-la é necessário ter um site capaz de suportar todas essas atividades.

Compartilhe esse artigo com seus amigosShare on Facebook