Uma meta de negócios é um ponto final, uma realização ou uma meta que uma organização deseja alcançar a curto ou longo prazo. As metas de negócios podem assumir muitas formas diferentes e ser aspiracionais ou motivacionais, como conduzir uma organização em direção a um determinado objetivo, como melhorar o atendimento ao cliente. Eles também podem ter objetivos muito específicos, como atingir uma meta de receita específica, lucro líquido , margem de lucro , meta de lucro ou outro marco financeiro.
Uma declaração de missão é muitas vezes vista como a definição do propósito e da razão de existir de uma organização, que é uma forma de meta de negócios. Uma declaração de visão é outra maneira comum de uma organização articular seus objetivos, fornecendo uma visão de onde quer chegar.
Por que as metas de negócios são importantes?
As metas de negócios são importantes por vários motivos que podem afetar as operações gerais e o sucesso de uma organização.
- As metas de negócios ajudam a medir o progresso. As metas de negócios fornecem os marcos que podem ajudar uma organização a medir seu sucesso ou a falta dele.
- Os objetivos de negócios definem a direção de uma empresa. As metas de negócios permitem que todos os funcionários tenham uma ideia clara de onde a empresa quer ir e o que quer ser.
- As metas de negócios estabelecem a responsabilidade. As metas de negócios permitem que a administração se aproprie de seus sucessos ou fracassos.
- As metas de negócios melhoram a tomada de decisões. Os objetivos de negócios alinham as atividades do negócio para que a administração possa avaliar constantemente as decisões para garantir que o negócio se mova em direção ao seu objetivo.
Objetivos de negócios versus objetivos de negócios
Metas de negócios e objetivos de negócios estão intimamente relacionados, e os termos às vezes são usados de forma intercambiável. No entanto, são duas coisas diferentes.
As metas de negócios representam a direção na qual uma empresa pretende seguir e definem o que a organização deseja alcançar. Um objetivo de negócios especifica os métodos e caminhos que podem ajudar uma empresa a atingir esse objetivo.
Por exemplo, uma meta de negócios pode ser atingir uma meta de receita específica, enquanto um objetivo de negócios pode ser fechar um negócio com um grande cliente para ajudar a empresa a atingir essa meta financeira.
Quais são os elementos de uma meta de negócios?
Uma meta de negócios compreende vários componentes para ser eficaz. No nível mais básico, todas as metas de negócios definem o que uma organização deseja alcançar dentro de um determinado período de tempo. O acrônimo SMART é comumente usado para ajudar a garantir que os elementos certos estejam presentes em uma meta de negócios.
- S específico. O objetivo do negócio deve ser identificado.
- Mensurável . Deve haver alguma métrica – como uma porcentagem – para medir o progresso.
- Um realizável. Deve haver alguma expectativa de que o objetivo seja alcançável, mesmo que seja uma tarefa difícil.
- Realista. Uma meta deve ser realista para as operações da empresa e alinhada ao seu plano de negócios.
- Temporizado . O objetivo deve ser alcançado em um determinado período de tempo.
Diferentes tipos de objetivos de negócios e exemplos
Há uma variedade de objetivos de negócios que uma organização pode definir.
Objetivos financeiros. Essas metas geralmente são metas financeiras específicas que uma empresa deseja alcançar para aumentar a receita ou a lucratividade. Um negócio que visa uma oferta pública inicial é um bom exemplo de uma meta financeira.
Objetivos de crescimento . Esse tipo de meta visa expandir ou fazer crescer parte do negócio em um determinado percentual. Por exemplo, o crescimento pode ser em termos de novos produtos, clientes ou locais. Outro exemplo seria planejar a expansão das operações para vários países.
Objetivos do funcionário. Ajudar os funcionários a alcançar seus próprios objetivos em termos de progressão na carreira, equilíbrio entre vida e trabalho ou progressão na carreira é uma categoria importante de metas de negócios. Isso é especialmente verdadeiro na era da Grande Demissão , onde os funcionários estão em busca de realização.
Objetivos do processo . Cada organização tem seus próprios processos para várias atividades. Definir metas para melhorar esses processos e fluxos de trabalho pode ajudar a otimizar a eficiência dos negócios. Por exemplo, aumentar o número de versões de software com processos de DevOps aprimorados seria uma meta do processo.
Objetivos sociais. Metas sociais, como promover a diversidade ou estabelecer metas de sustentabilidade para preocupações ambientais, são uma categoria cada vez mais estratégica e importante no processo de definição de metas. Cortar as emissões de gases de efeito estufa em uma certa porcentagem ou reduzir a pegada de carbono da organização se encaixaria nessa categoria.
Objetivos baseados no tempo. O tempo deve ser um atributo de cada uma das metas descritas acima. As metas baseadas no tempo incluem metas e objetivos de curto prazo, bem como de longo prazo. As metas de curto prazo podem ser concluídas em dias, semanas ou alguns meses, enquanto as metas de longo prazo têm uma data de conclusão de muitos meses a anos.
Como definir metas de negócios de curto e longo prazo
As metas podem ser definidas arbitrariamente pela administração, embora não seja a abordagem ideal. As metas mais bem-sucedidas são o resultado de um processo que envolve as principais partes interessadas em uma organização, incluindo a gerência executiva, funcionários e consultores.
Uma abordagem comum para ajudar a definir metas de curto e longo prazo é usar a estrutura de Objetivos e Resultados-Chave ( OKRs ). Os OKRs permitem que uma empresa defina seus objetivos e os resultados que deseja alcançar. Ao definir uma série de OKRs, uma organização pode definir suas metas de negócios de maneira mensurável. O processo de definição de metas também pode se beneficiar da abordagem da estrutura SMART.
Embora as metas de negócios definam a direção da empresa, é igualmente importante acompanhar cada meta para ajudar a garantir o progresso. Uma maneira de fazer isso é usar indicadores-chave de desempenho ( KPIs ) que analisam fatores cruciais para medir o progresso de cada objetivo.
Desafios do desenvolvimento de metas de negócios
Desenvolver metas de negócios pode ser um processo complexo e desafiador pelas seguintes razões.
- Direção de gestão. A administração pode não estar unificada em sua visão para a empresa, portanto, fazer com que todas as partes interessadas relevantes adotem uma determinada meta pode ser um desafio.
- Mudando as condições do mercado. As condições do mercado podem mudar sem aviso prévio , o que pode introduzir uma complexidade significativa no processo de definição de metas.
- Concorrência. Nenhum negócio funciona no vácuo e a pressão competitiva de organizações rivais pode introduzir desafios no desenvolvimento de objetivos de negócios .